terça-feira, 31 de março de 2015

Turismo e território: vida cultural, política, ambiental e econômica

Este livro oferece uma abordagem multidisciplinar sobre o turismo, explorando essa riqueza temática, com contribuições de dois países: Brasil e Itália.

Natureza, cultura, patrimônio e turismo, comumente vistos sob a égide do chamado turismo cultural, aqui problematizado, têm aspectos analisados a partir de cada território, com uma aproximação que traz à tona a relação entre turismo e território nas várias dimensões da vida cultural, política, ambiental ou econômica, entre tantos outros recortes.  

Cinco textos de pesquisadores brasileiros e outros cinco de pesquisadores italianos desenvolvem temas que mostram semelhanças e distinções entre um país e outro, e que contribuem para o debate sobre turismo e território, em suas especificidades.


Aproximações e contraste entre turismo cultural e patrimônio cultural; uma abordagem estratégica para inserção da variável ambiental no planejamento turístico; a busca por um conceito de turismo solidário; a discussão de uma política de saúde para o viajante no Brasil; a natureza turística do Rio de Janeiro, são temas de análise dos pesquisadores brasileiros.

Já os pesquisadores italianos elegeram, entre outros, temas como as questões territoriais do turismo em Roma e seus recursos arqueológicos; Il Lago di Como e a riqueza socioespacial dessa categoria geográfica; as premissas conceituais e os desafios do desenvolvimento turístico frente à necessidade de sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Este estudo bilíngue é um trabalho de cooperação entre o Instituto de Geografia da UERJ, por meio do Departamento de Turismo, e da Universidade Tor Vergata (Roma Dois), para troca de experiências entre pesquisadores dos dois países.

Lançamento

A EdUERJ tem o prazer de convidar a todos para o lançamento de "Turismo e território no Brasil e na Itália", que irá acontecer no dia 14 de abril, às 18h30, no Instituto Italiano de Cultura, localizado na Av. Presidente Antonio Carlos, no. 40/ 4o. andar, no Centro do Rio de Janeiro. Esperamos vocês lá!

 


 Por Carmem Prata
Jornalista, pesquisadora de tecnologias de comunicação, cultura letrada e cibercultura
@carmem_prata