sexta-feira, 13 de março de 2015

Livro debate universo literário brasileiro

O que acontece quando escritores, editores, jornalistas e professores se reúnem para debater a realidade da produção literária brasileira nos dias de hoje? O leitor poderá ter o sabor dessa experiência em “V Encontro do Fórum de Literatura Brasileira Contemporânea – Ensaios e entrevistas”, lançamento da Editora da Uerj (EdUERJ). 

O livro, organizado por Anélia Pietrani, Dau Bastos, Godofredo de Oliveira Neto e Maria Lúcia Guimarães de Faria, surgiu a partir do já tradicional evento realizado pela Faculdade de Letras da UFRJ. Entre os assuntos abordados estão os caminhos da criação literária, a viabilidade financeira do mercado editorial da poesia, o futuro do e-book e a internacionalização da literatura brasileira.

A primeira parte desse lançamento traz quatro capítulos, com uma dupla de entrevistados em cada. Os temas variam de acordo com a atividade desenvolvida pelos participantes.

As duplas Cairo Trindade & Eduardo Sterzi e Cláudia Lage & Evando Nascimento desfilam reflexões sobre a criação literária no âmbito da poesia e da ficção, respectivamente, além de dialogarem sobre a formação do leitor e o relacionamento do brasileiro com a leitura. Já Carlos Andreazza, editor-executivo da Record, e Flávia Iriarte, da Editora Oito e Meio, expõem as realidades do mercado editorial nacional. Um panorama diverso é oferecido ao leitor por Émilie Geneviève & Sophie Rebecca Lewis, com questões inerentes à internacionalização da literatura brasileira e à tradução.

A segunda e última parte, Ensaios, analisa obras de autores diversos, tais como Budapeste, de Chico Buarque, Junco, de Nuno Ramos, ou Movimento em falso, do cineasta Wim Wenders. Também se destacam textos sobre criações de Ferreira Gullar, Ana Maria Machado e Caio Fernando Abreu. Ao todo, são treze ensaios que versam sobre textos ficcionais e poéticos surgidos nas últimas décadas, representando instigantes discussões acadêmicas no campo das Letras.

Por Ricardo Zentgraf – zentgraf.eduerj@gmail.com


Título: V Encontro do Fórum de Literatura brasileira contemporânea
Organizadores: Anélia Pietrani, Dau Bastos, Godofredo de Oliveira Neto e Maria Lúcia Guimarães
No. de páginas: 298
ISBN:
978-85-7511-358-5
Preço: R$25,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.