O caminho percorrido por Nelson Rodrigues é repleto de polêmicas e críticas implacáveis, assim como de grandes sucessos. A sua peça O Vestido de Noiva (1943) marcou o surgimento do teatro moderno brasileiro. Seguiram-se outras: Álbum de família (1945), Anjo negro (1946), A falecida (1953), Os sete gatinhos (1958), Bonitinha, mas ordinária (1962), Toda nudez será castigada (1965), entre tantos outros textos encenados.
Neste dia 21 de março, em que se comemora o Dia Mundial do Teatro, a EdUERJ homenageia a arte de interpretar, destacando dois livros do catálogo sobre a obra desse escritor que se tornou um dos maiores dramaturgos brasileiros.
"Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea", de autoria de Victor Hugo Adler Pereira, e "Nelson Rodrigues: persona", de Maria Cristina Batalha, podem colaborar para que se compreenda melhor o espírito de um dos mais cultuados dramaturgos brasileiros.
Em "Nelson Rodrigues: persona", Maria Cristina Batalha parte do princípio de que o ponto comum entre todas as narrativas de Nelson está na forma como o próprio autor se relacionava com suas criações. Nelson Rodrigues gostava de causar espanto com declarações ousadas e sarcásticas, colocando-se em destaque, como um dos personagens de suas tramas. A professora Batalha procura esse "Nelson - personagem" por meio de uma análise de entrevistas do dramaturgo, mas também da observação de suas obras e episódios da vida pessoal do criador de "O Vestido de noiva".
Em "Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea", Victor Hugo articula reflexões que redimensionam o autor teatral em face a contextos da sociedade atual, assim como propõe uma contraposição à maneira como autores atuais lidam com os valores da psicanálise em suas peças. Nelson Rodrigues faz sentido posto a frente da visão psicanalítica do teatro deste novo milênio? Além de estimular indagações desse teor, Victor Hugo sugere outro debate: tendo Nelson como marco do teatro brasileiro dos anos 1940,o livro contrasta peças do escritor brasileiro com a obra de Eugene O' Neill, cuja produção foi um marco da renovação do teatro americano do segundo decênio do século XX. Há também de se ressaltar que "Nelson Rodrigues e a obs-cena contemporânea" deriva de uma tese de doutorado, orientada por Affonso Romano de Sant' Anna.
Então, no Dia Mundial do teatro, que tal saber mais sobre Nelson Rodrigues?

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