terça-feira, 25 de agosto de 2015

Noite do lançamento de "Esporte e mídia"


Lançamento de “Esporte e mídia” na segunda-feira, 24 de agosto, contou com a presença do teórico alemão Hans Ulrich Gumbrecht, que brindou os presentes com uma palestra que teve como tema a singularidade do drama no estádio.

Na apresentação, o professor Ronaldo Helal explicou que conheceu Gumbrecht durante a Intercom, em 2012. No encontro, Gumbrecht indagou a Helal sobre a então terceira passagem de Joel Santana no comando do Flamengo, surpreendendo pela percepção apurada sobre o que estava ocorrendo no futebol brasileiro.

A concepção de “Esporte e mídia” veio de uma sugestão do doutorando orientado pelo Helal, Fausto Amaro, que percebeu o quanto o pensamento de Gumbrecht vem sendo utilizado para reflexões sobre o esporte. Gumbrecht sentiu-se honrado com a proposta da publicação e manifestou essa satisfação em sua palestra no auditório da pós-graduação da Comunicação:  “É fantástico ter um livro publicado no estrangeiro sobre o meu trabalho”, agradeceu.


Gumbrecht adiantou que está trabalhando em sua segunda obra sobre o esporte. Dessa vez, ele enfocará a questão do drama, que foi um tópico que considerou não haver sido encampado pela proposta de seu outro livro sobre o tema, “Elogio da beleza atlética”.

Em sua palestra, ele levantou pontos como o conceito de agon, termo em grego que se refere à luta pelo domínio, à vontade de vencer, um instinto presente nas competições. E também teceu considerações sobre o estádio como espaço destinado ao ritual esportivo. A torcida, que acompanha o time do coração mesmo nas piores derrotas, torna-se um corpo místico, que se propõe destituído de individualidades.

Para Gumbrecht, a despeito uma determinada equipe ser fraca tecnicamente, o torcedor continuará sempre acreditando que no próximo campeonato, “a verdade será estabelecida”, com uma conquista triunfal de seu time. Para o teórico alemão, ao contrário de fãs de música, que podem abandonar um artista, o torcedor é sempre fiel. Ele relembrou que, ao fazer críticas à seleção brasileira, em um artigo publicado na Folha de São Paulo, recebeu milhares de mensagens. Algumas dizendo coisas como "americano não entende nada de futebol".

Ao final da palestra, os presentes no Auditório fizeram perguntas, demonstrando o quanto o esporte continua a ser um dos assuntos mais fascinantes do mundo moderno. Talvez por tangenciar outras áreas como cultura, política, finanças, artes...

Saiba mais sobre o Esporte e mídia: novas perspectivas – a influência da obra de Hans Ulrich Gumbrecht neste link.




   Apuração e fotos: Ricardo Zentgraf, Christiane Lagun.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.