quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Marca: do marketing ao balanço financeiro


Para onde olhamos, elas estão presentes: Boeing, Coca-Cola, McDonald’s, Intel, Sony, Apple. É uma invasão no trabalho, nos momentos de lazer, 24 horas por dia, sete dias na semana. A atribuição de valor financeiro ao que hoje representa o mais relevante dos ativos ditos intangíveis, as marcas comerciais, é uma questão que estimula a realização de pesquisas multidisciplinares.

Marca: do marketing ao balanço financeiro, que a EdUERJ agora apresenta, é um estudo executado por  Mariza Branco Rodrigo de Freitas e Manoel Marcondes Machado Neto,  sobre o valor econômico e contábil das marcas, visto em um momento de mudanças das normas contábeis no Brasil, devido à adoção do International Financial Reporting Standards (IFRS), exigindo que as marcas estejam devidamente destacadas no balanço financeiro das empresas, de seus produtos ou serviços.

Realizado no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ, fundamentado em uma pesquisa exploratória, este estudo utiliza dados obtidos por entrevistas presenciais e análises comparativas divulgadas por 31 marcas brasileiras, além de apresentar um caso de rebranding, ainda inédito no Brasil, da transição da marca Andersen Consulting para a marca Accenture.

As marcas comerciais, uma invenção humana com menos de 150 anos, objeto-desafio diante dos gestores, colocam-se como fronteira da globalização contábil-financeira. Como explicar Sadia e Perdigão juntas? Ou mesmo Nestlé e Garoto? Como avaliar esse valor, se o marketing já não é mais o mesmo, atravessado por disciplinas, como design de produto, logística ou branding, a mais poderosa delas.  

Diante dessa complexidade, estudos acadêmicos advindos de uma área que produz e exporta tecnologia contábil são mais que bem-vindos. Marca: do marketing ao balanço financeiro tem como objetivo contribuir para minimizar as discrepâncias verificadas entre valores contabilizados para as marcas e os seus valores ditos de mercado.


Por Carmem Prata
Jornalista, estuda tecnologias de comunicação e cultura. 
Trabalha em editora desde 2003 e estuda o livro e a escrita desde 2008.
@carmem_prata

Marca: do marketing ao balanço financeiro
Autores: Mariza Branco Rodrigo de Freitas, Manoel Marcondes Machado Neto
ISBN: 978-85-7511-367-7
Nº de Páginas: 380
R$ 48,00