quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Masé Lemos fala sobre o Colóquio Internacional Poesia e Interfaces

Professora Masé Lemos
O Colóquio Internacional Poesia e Interfaces está cada vez mais perto. O evento acontece do dia 23 a 25 de setembro no Colégio de Altos Estudos da UFRJ, e recebe diversos nomes da poesia contemporânea. A ocasião também marca o lançamento de novos títulos da Ciranda da Poesia, como Christian Prigent por Marcelo Jacques de Moraes. O Colóquio tem como destaque a participação do próprio Christian Prigent, que, além de ler seus poemas, também fará uma performance.

Segue a entrevista com uma das organizadoras do colóquio, a professora Masé Lemos:

Como surgiu a proposta do colóquio "Poesia e Interfaces"?

A proposta partiu da necessidade de um grupo de pesquisadores de aprofundar questões relacionadas à poesia contemporânea - francesa e brasileira - e outras artes. Minha pesquisa atual, por exemplo, gira em torno da relação entre a poesia francesa e brasileira contemporânea, me interesso por poetas brasileiros que tenham um diálogo mais acentuado com os franceses. Como participo da comissão editorial da Ciranda da Poesia, convidei a Inês Oseki-Dépré, professora emérita de Université Aix-Marseille para escrever uma Ciranda sobre a poesia da Paula Glenadel, professora da UFF, refinada tradutora do francês e especialista na poesia francesa, sobretudo a de Michel Deguy, e autora de uma Ciranda sobre Nathalie Quintane, importante poeta francesa contemporânea. Convidei também Marcelo Jacques de Moraes, professor da UFRJ, tradutor do francês e com relevante pesquisa em torno da poesia francesa, para escrever uma Ciranda sobre o poeta Christian Prigent. Eu mesma faria uma ciranda sobre o Pierre Alferi, mas ainda não ficou pronta. A partir destas cirandas, surgiu a ideia de fazermos um colóquio onde pudéssemos articular e trocar melhor nossas pesquisas. Assim, Marcelo Jacques, eu, Paula Glenadel e ainda Bénédicte Gorrillot, da Université de Valenciennes, resolvemos organizar esse colóquio.

O mais recente título da Ciranda
Qual é o objetivo do evento?

O Colóquio tem por objetivo discutir a poesia contemporânea francesa e brasileira com especial atenção às suas estratégias próprias de criação, de reflexão e de exposição, abordando questões como as relações de apropriação e expropriação entre a poesia e os vários meios de expressão artística, suas afinidades com a filosofia contemporânea e com a história das formas, ou a tensão entre a experiência e o experimental que nela se revela.


Teremos como convidados de honra os escritores Christian Prigent e Pierre Alferi - este último fará participação via internet -, escritores e ensaístas com sólida presença no meio poético francês e internacional nas últimas décadas, mas que ainda são pouco conhecidos no Brasil. Além deles, compondo as mesas-redondas, teremos treze participantes brasileiros, provenientes de diversas universidades, e quatro franceses.

Você considera que a poesia francesa e a brasileira têm muito em comum?

Acho que o contemporâneo nos une, mesmo aqueles poetas brasileiros e franceses que não têm uma relação direta, compartilham questões próximas. Este é o interesse principal do colóquio, entrever estas relações para além de qualquer aspecto de dívida entre Brasil e França, ou seja, de relações de fonte e influência. Penso que a literatura se aproxima de um "desenho no tapete", imagem de Henry James que aponta para a noção de rede. Mas nosso interesse é também trabalhar com alguns poetas e pesquisadores brasileiros que travam um maior diálogo com a poesia francesa contemporânea, e sinalizo que esse interesse e divulgação tem uma dívida especial com a Revista Inimigo Rumor que foi dirigida por Carlito Azevedo e Augusto Massi.

Quais são os destaques da programação?

O destaque da programação, além da presença de diversos críticos franceses e brasileiros, é o lançamento da nova leva da Coleção Ciranda da Poesia: Christian Prigent (por Marcelo Jacques de Moraes), Paula Glenadel (por Inês Oseki) e Haroldo de Campos (por Marcos Siscar). O organizador da Coleção Ciranda da Poesia, Italo Moriconi, poeta e especialista em poesia contemporânea, fará a apresentação dos novos títulos no primeiro dia do evento, 23 de setembro, às 18:00. Outro destaque é a participação do poeta Christian Prigent que lerá seus poemas no primeiro dia e também fará uma performance no encerramento do evento, no dia 25 de setembro.

O evento é aberto ao público?

Sim, o evento é aberto ao público, gratuito, e aqueles que quiserem certificado devem fazer a inscrição pelo site ou no local, no primeiro dia do evento. Maiores informações: https://poesiainterfaces.wordpress.com/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.