terça-feira, 28 de julho de 2015

Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar

O livro que a EdUERJ agora oferece ao leitor representa antes de mais nada o interesse pela obra poética-crítica de Ana Cristina Cesar, que iniciou carreira publicando livros fora do circuito editorial e tornou-se parte viva da poesia brasileira, em um reconhecimento à potência e ao refinamento de seu trabalho.

Além disso, os ensaios reunidos nessa coletânea recuperam pontos importantes  da poesia brasileira,  em um movimento crítico de pesquisadores que apontam para uma revisão, uma reconfiguração histórica e ampla que ainda precisa ser empreendida sobre a obra de toda uma geração de poetas.

Trata-se, portanto, da iniciativa de pesquisadores interessados em trazer as discussões dessa geração e recolocá-las em nosso tempo. Estão reunidos nomes da construção da crítica literária de Ana Cristina como Viviana Bosi, Michel Riaudel e Maurício Vasconcelos, assim como representantes da nova crítica literária universitária.

A obra de Ana Cristina Cesar, contemporânea da  poesia marginal dos anos 1970, dialoga com o leitor, que precisa interagir com o poema e completá-lo com suas próprias sensações e experiências, para que as palavras possam sair do papel, revela Viviana Bosi, organizadora da obra, ao lado de Álvaro Faleiros e Roberto Zula.


Ana Cristina nasceu no Rio de Janeiro, 1952. Fez Letras na PUC-Rio e concluiu mestrado em Comunicação na UFRJ, em 1979. Publicou seus primeiros livros em edições independentes. Cursou o Master of Arts, sobre tradução literária na Universidade de Essex (Inglaterra), em 1980. Publicou A teu pés, em 1982. Suicidou-se no ano seguinte, no Rio de Janeiro. Por vontade expressa, seu acervo ficou na casa de Armando Freitas Filho que organizou a edição de Inéditos e dispersos (1985).

Hoje, o acervo é guardado pelo Instituto Moreira Salles e está disponível em : http://www.ims.com.br/ims/explore/artista/ana-cristina-cesar/no-ims


Por Carmem Prata
Jornalista, estuda tecnologias de comunicação e cultura. 
Trabalha em editora desde 2003 e estuda o livro e a escrita desde 2008.
@carmem_prata

Sereia de papel: visões de Ana Cristina Cesar 
Álvaro Faleiros, Roberto Zular, Viviana Bosi (Orgs.) 
ISBN: 978-85-7511-381-3 
Nº de Páginas: 214 
R$ 40,00