terça-feira, 28 de abril de 2015

No Dia Mundial da Educação, que reflexões a história da educação pode nos trazer?

Neste Dia Mundial da Educação, que reflexões a história da educação pode nos trazer e quais são as suas relações com os programas de formação dos docentes? Professores representantes das sete universidades do estato do Rio de Janeiro, UERJ, PUC-Rio, UFRJ, UFF, UNIRIO, UENF e UFRRJ, apresentaram suas experiências em debate sobre o ofício e os compromissos relativos à pesquisa, ao ensino e à formação docente.

A soma destas narrativas constitui “História da educação no Rio de Janeiro – instituições, saberes e sujeitos”,  da Editora da UERJ. Organizado pelos professores José Gonçalves Gondra, Maria de Lourdes da Silva e Roni Cleber Dias de Menezes. Trata-se de um registro dos esforços individuais e coletivos em prol da formação profissional no Rio de Janeiro.


Os estudos apresentados em cada capítulo são provenientes de um ciclo de palestras realizado no campus Maracanã da UERJ. Acompanha o livro, encartado, um dvd com o filme produzido a partir deste evento. Juntos, livro e DVD propiciam, aos pesquisadores da área, subsídios que podem enriquecer o debate sobre a trajetória e desafios do ensino da história da educação na formação docente.