quinta-feira, 9 de abril de 2015

Lançamento: Turismo e território no Brasil e na Itália


No dia 14 de abril de 2015, a EdUERJ lança o livro “Turismo e território no Brasil e na Itália: novas perspectivas, novos desafios”, organizado por Gláucio José Marafon, Marcelo Antonio Sotratti e Marina Faccioli. O lançamento começa às 18:30 no Instituto Italiano de Cultura, localizado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, 4º andar – Centro do Rio de Janeiro.

O livro escrito por cinco pesquisadores brasileiros e cinco italianos, apresenta uma ligação entre as nacionalidades italiana e brasileira no que diz respeito ao turismo cultural. A obra, bilíngue, é fruto de uma cooperação entre Instituto de Geografia da UERJ e da Universidade Tor Vergata. O objetivo central é levar aos olhos do leitor a conexão entre turismo e território, mostrando-a em perspectivas diversas, como a cultural, a política, a econômica, entre outras.

O estudo é dividido em duas partes, sendo a primeira sobre os novos olhares do turismo no território brasileiro e a segunda sobre turismo e o desenvolvimento do território italiano. Temas como aproximação e contrastes entre turismo e patrimônio cultural; a busca por um conceito de turismo solidário e a discussão de uma política de saúde para o viajante no Brasil são alguns dos assuntos abordados pelos pesquisadores de língua portuguesa. Já a parte escrita em italiano explora temas como questões territoriais do turismo em Roma e seus recursos arqueológicos; e os desafios do desenvolvimento turístico frente à necessidade de sustentabilidade econômica, social e ambiental. Desse modo, ambas as partes têm como função mostrar semelhanças e divergências entre os dois países, estabelecendo sempre uma ponte entre as duas realidades.



 Por Christiane Lagun 
Estudante de Relações Públicas (UERJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.