segunda-feira, 1 de setembro de 2014

O bullying sob outra perspectiva


Como estudiosos de diversos países conceituam o bullying? Quais são as propostas para o combate ao bullying no Brasil? Para compreender questões como essas, é necessário certo distanciamento dos tons mais emocionais que nos ligam às situações de injustiça, e partir para uma análise mais ampla.

Essa é a proposta de “Bullying e cultura de paz no advento da nova ordem econômica”, de Leila Maria Torraca de Brito, lançamento da Editora da Uerj. Sob o prisma reflexivo das ciências humanas, a autora não se propõe a observar o bullying baseada em casos específicos ou tampouco procurar as motivações de quem se envolveu em casos assim. A meta é construir uma análise do impacto deste comportamento (ou da gama de atitudes que configuram o bullying) em nosso mundo contemporâneo, mais precisamente na maneira como a sociedade reage, ao elaborar reflexões, conceitos e leis acerca do problema.

Neste contexto, um capítulo enfoca as diferenças com que teóricos definem este fenômeno e levanta os problemas relativos a estas tentativas de conceituação, como as dificuldades que surgem quando se tenta delimitar a constância com que um comportamento repetitivo caracterizaria um episódio de bullying. 

O lançamento também traz, como destaques, uma reflexão sobre o que tem se denominado como cultura de paz e uma minuciosa pesquisa dos projetos de lei apresentados sobre o bullying, evidenciando a tendência da linha de pensamento de que os conflitos sociais devam ser resolvidos pela via jurídico-criminal, mesmo os que ocorrem dentro dos muros da escola.

O livro da professora Leila Maria Torraca de Brito, fruto de uma pesquisa de pós-doutorado pela Puc-MG, torna-se uma indicação para professores e educadores e também para aqueles que desejam entender um tema que tanto revela sobre o homem moderno.

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