sexta-feira, 14 de março de 2014

O dia da poesia e a poesia de todos os dias

Hoje, 14 de março, comemora-se o Dia da Poesia. A data foi escolhida como forma de homenagear um dos seus maiores representantes: Castro Alves (nascido em 14 de março de 1847)

A EdUERJ carrega a poesia em suas veias: edita desde 2010 a Coleção Ciranda da Poesia, que mescla poemas e crítica literária em cada volume. A coleção foi concebida pelo editor executivo da EdUERJ, Italo Moriconi, e já conta com mais de 20 títulos. O conselho editorial é formado pelos professores Viviana Bosi, Marcos Siscar, Diana Klinger e Masé Lemos.

Com a publicação dos seus oito primeiro volumes em 2010, o professor Italo Moriconi foi finalista ao Prêmio Jabuti na categoria Teoria/Crítica Literária.
São livros em formato pequeno, fáceis de carregar. Quando você está com um deles nas mão,o difícil é não imaginar as pessoas levando os volumes da coleção para os saraus e debates de poesia contemporânea.

Uma das marcas registradas é o Layout. Cada edição estampa uma cor na capa, assim como versos em alto relevo. São dois autores/poetas em cada livro: um deles representado por uma seleção de poesias; e o outro autor é o responsável pela análise literária.
Em um "resumo poético" da proposta, diria que, em cada título,as trilhas abertas por um poema encontram a observação fértil de um poeta.

Recentemente a EdUEJ publicou "Francisco Alvim por Lu Menezes", além de Ricardo Aleixo por Carlos Augusto Lima", "Alberto Pucheu por Mariana Ianelli", "Anibal Cristobo por Manoel Ricardo de Lima" e "Ingeborg Bachmann por Vera Lins". Saíram em 2013.
Em 2014, haverá novidades!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.