terça-feira, 12 de novembro de 2013

Para músicos e cientistas

São muitos os caminhos pelos quais a música pode ser percebida: como arte; como soma de harmonia, melodia e ritmo; ou mesmo como cultura que se propagou pela herança de diferentes etnias. Contudo, seja qual for o conceito escolhido para definir música, não podemos ignorar que ela se constitui de uma série de interações que pode ser explicada pela ciência. Esse desvendamento é a trilha principal de A física na música, lançamento da EdUERJ com textos selecionados pelos professores Maria Lúcia Grillo e Luiz Roberto Perez. Trata-se de uma leitura que torna os fundamentos científicos da música mais acessíveis ao público em geral.

Por mais diferentes que sejam os intérpretes ou estilos - clássico ou funk, rock ou valsa, etc - ainda assim, podemos enxergar e destrinchar o que se ouve sob o prisma da ciência. Justamente para esclarecer os “ingredientes invisíveis” da música, os organizadores da coletânea selecionaram (e também escreveram) artigos com temas como acústica, ressonância, propriedades das ondas sonoras, ouvido musical e musicoterapia. Por ser uma das mais apaixonantes manifestações culturais do homem, a música tem tal poder de deslumbramento que, diante dela, poucos se questionam sobre temas como a representação física de uma nota musical. A Física na música nos leva por esse terreno.


Os capítulos contêm muitos exemplos práticos, e, levando em consideração a finalidade educacional da publicação, sugerem exercícios para fixar o conteúdo. Com uma abordagem teórica acessível, também são apontadas utilidades pedagógicas para mestres, como no capítulo 3, escrito por Maria Lucia Grillo, "Uma proposta de utilização da acústica musical no ensino da física". O resultado é um estudo que observa o papel da música nos campos da arte e da ciência, sem menosprezar sua importância social, indicado para estudantes de física e para amantes do som em um sentido mais amplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.