segunda-feira, 18 de novembro de 2013

“Além dos limites”: ensaios que valorizam o ingrediente humano

Além dos limites – ensaios para o século XXI, lançamento da Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), é fruto de cooperação acadêmica entre a Uerj e a Universidade de Winnipeg, no Canadá. O livro traz reflexões sobre aspectos da arte e da cultura contemporâneas, privilegiando um leque amplo, que inclui estudos não só sobre manifestações artísticas, mas também sobre economia, capitalismo e globalização mundial.
Organizado pelos professores Maria Conceição Monteiro, Guillermo Giucci e Neil Besner, o livro está em sintonia com o fato de que no mundo globalizado as diferentes áreas de conhecimento se contaminam. Contudo, o cruzar de limites sugerido pelo título do livro não se refere somente à multiplicidade de assuntos tratados (e à forma como intercambiam-se), mas também à nacionalidade heterogênea dos autores, ocasionando um livro multilíngue, com textos em português, inglês e espanhol. Os artigos são assinados por Alckmar Luiz dos Santos, Barry M. Katz, Bernard McGuirk, David Martin-Jones, Efraín Kristal, Ferreira Gullar, Gabriel Galli, John Urry, Juan Grompone, Manuel Antônio de Castro e Paul Davidson.
São debatidos a literatura, o cinema, a música, o design, a tradução, a reinvenção da arte (aqui em ensaio de Ferreira Gullar). Ao falar destas expressões artísticas, os autores versam também sobre um mundo conectado, em que as novidades vão se substituindo umas às outras, em velocidade crescente. Esta é uma preocupação recorrente nos ensaios selecionados.

No capítulo Reinvenção da arte, Ferreira Gullar argumenta que a busca incessante de novidades conduziu-nos “à desintegração das linguagens artísticas”, propondo que estas devem reinventar-se. Já em seu artigo sobre literatura, Alckmar Luiz dos Santos sugere: “deixemos a velocidade para a máquina, a nós resta o prazer de pensar”. O resultado não aponta para caminhos, mas para novas formas de pensar sobre o cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.