quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Mais vendidos da EdUERJ na XI Feira do Livro das Editoras Universitárias

Senhoras e senhores, meninos e meninas,

É com imensa satisfação que a EdUERJ lhes dá boas-vindas a mais uma cerimônia virtual de premiação de livros mais vendidos – desta vez, da XI Feira do Livro das Editoras Universitárias.


Com troféu de ouro...

Carl Einstein e a arte da África.
Lançamento da EdUERJ, o volume, organizado pela uruguaia Elena O'Neill e pelo brasileiro Roberto Conduru, reúne os escritos de Carl Einstein, inéditos no país, que inauguraram a abordagem estética dos estudos da arte africana, acompanhados das imagens que ilustraram os textos originalmente. Além disso, apresenta releituras do autor e de sua obra por parte de autores da América do Sul, da Europa e da África, desafiando estruturas e práticas determinadas pelo empreendimento colonial.

Com troféu de prata...

Atlas da política externa brasileira.
Fruto de um projeto do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo – Iesp/Uerj), que promove intercâmbio científico entre Brasil e França, reunindo parceiros de distintas disciplinas e tradições profissionais, o livro, organizado por Carlos R. S. Milani, Enara Echart Muñoz, Rubens de S. Duarte e Magno Klein, retoma conceitos e métodos desenvolvidos pelas equipes dos dois lados do Atlântico em torno dos processos contemporâneos de mundialização, aprofundando-os e aplicando-os à política externa brasileira.

Com troféu de bronze...

Dimensões e fronteiras do estado brasileiro no oitocentos.
Organizado por José Murilo de Carvalho e Lucia Maria Bastos P. Neves, é uma contribuição  que instiga novos estudos sobre a construção do Estado brasileiro no século XIX.  Em seus ensaios, os autores procuram configurar teias de relações entre o Estado em construção e as tensões sociais a partir de três fenômenos centrais: nação, cidadania e Estado. Os capítulos versam sobre temas como a escravidão, a cultura letrada e as instituições jurídicas, contribuindo para maior conhecimento da história oitocentista do país.

Outros destaques da EdUERJ na XI Feira do Livro das Editoras Universitárias foram A redação de trabalhos acadêmicos: teoria e prática, de Darcilia Simões e Claudio Cezar Henriques; Escola de Frankfurt: inquietudes da razão e da emoção, organizado por Jorge Coelho; Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde, de Stella R. Taquette; e Emancipação e diferença, de Ernesto Laclau.

Por Thayssa Martins, graduanda de Letras – Inglês/Literaturas na UERJ e estagiária da EdUERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.