sexta-feira, 1 de maio de 2015

EdUERJ lança livro sobre homossexualidade e adolescência


 No dia 12 de maio, a Editora da Uerj lança um livro que trata um tema que constantemente esbarra na desinformação e no preconceito. “Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde”, de Stella R. Taquette, a ser lançado na Livraria Argumento, às 19h, ajuda a compreender um universo que nas últimas décadas conquistou direitos nem sempre reconhecidos por alguns setores da sociedade.
O livro se divide em cinco partes, com temas específicos, a saber: a sexualidade humana e suas definições em diversas áreas do conhecimento; a homossexualidade e sua identidade em épocas distintas; os resultados de uma pesquisa com adolescentes com experiências homossexuais; dados de uma pesquisa com jovens que contraíram Aids na adolescência; e propostas relativas à atenção  à saúde de adolescentes com experiências homossexuais.
A hebiatra Stella Taquette aborda, de forma clara, a fase inicial do processo da puberdade, explicando as mudanças corporais, a atividade erótica e a fase final da adolescência.  A autora também enfoca tabus sociais como transexualismo juvenil, despindo-se de preconceitos, e enfatizando o sentimento de culpa que muitas vezes acomete os adolescentes com essa vivência.
O trabalho de Stella está em sintonia com o século em que se procura a aceitação da diferença. A promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente e a Convenção Internacional sobre os direitos da criança trouxeram, ao final do século XX, uma mudança de ares em relação aos direitos dos jovens. Os novos ordenamentos jurídicos, incluindo a constituição de 1988, reconheceram pela primeira vez os direitos individuais de natureza civil, política, econômica, social e cultural, elevando o adolescente à condição de sujeito de direito. Contudo, é comum o relato de fatos em que as escolhas ou opções dos jovens são hostilizadas.
Por basear-se em fatos médicos e científicos, “Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde” pode ser esclarecedor tanto para os profissionais de saúde quanto para os adolescentes e suas famílias.


******
Lançamento: Dia 12 de maio, terça-feira, às 19h
Local: Livraria Argumento
Endereço: Rua Dias Ferreira, 417, Leblon.

******
Título: Homossexualidade e adolescência sob a ótica da saúde
Autora: Stella R. Taquette
No. de páginas: 252
ISBN: 978-85-7511-360-8
Preço: R$40,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.