quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Livro da EdUERJ investiga novo conceito de paisagem

Trabalhar um novo conceito de paisagem que corresponde a novas experiências com o espaço urbano e a sociedade e a novas aspirações coletivas relativas ao meio ambiente. Esta é a proposta de O gosto do mundo – exercícios de paisagem, lançamento da EdUERJ, de Jean-Marc Besse, doutor em História, professor da Universidade de Paris I e da École Nationale Supérieure du Paysage de Versailles. Com tradução de Annie Cambe, a obra explora a experiência paisagística além do campo visual, dando lugar a um estudo que atualmente inclui também outros sentidos, como o paladar, sugerido pelo próprio título.

O livro, composto por cinco ensaios, propõe-se a discutir o conceito de paisagem, refletindo sobre o ponto de vista de diversos profissionais, como paisagistas, arquitetos, jardineiros, sociólogos, geógrafos, entre outros. Além disso, enfatiza as associações da paisagem com outros temas, como cartografia, ressaltando o interesse na área por alguns artistas da land art (arte conceitual) dos anos 1960, que usaram o mapa como ferramenta plástica e teórica dando à pintura e à escultura uma abrangência geográfica.

Ao final da publicação, o leitor encontrará anexo um caderno com oito imagens em papel Couchê Matte. O gosto do mundo é um livro de caráter multidisciplinar, destinado a leitores interessados em cultura, urbanismo e sociedade contemporânea.


Escrito por Thaís Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.