quinta-feira, 17 de julho de 2014

"Metafísica e conhecimento - ensaios sobre Descartes e Espinosa" (RELEASE OFICIAL)


 Uma análise sobre conceitos de pensadores seminais do racionalismo moderno. Metafísica e conhecimento – ensaios sobre Descartes e Espinosa, de Marcos André Gleizer, publicado pela Editora da Uerj, remete a teorias que revolucionaram a filosofia por destacarem a importância de fundamentar a verdade pelo rigor da razão.
   O livro reúne dez ensaios que resultam de pesquisas desenvolvidas por Gleizer durante os últimos vinte anos. O objetivo não é determinar fatores históricos envolvidos na gênese do pensamento de Descartes e Espinosa, mas esclarecer as estruturas conceituais.
   Os capítulos enfocam diversos temas da teoria do conhecimento e da metafísica, investigando teses e problemas epistemológicos formulados por Descartes e Espinosa, em um processo que também se mostra interessante por explicitar a diferença entre os dois autores. O resultado certamente estimulará não só a uma reflexão atual sobre teorias do racionalismo moderno, mas também a uma leitura mais aprofundada dos grandes clássicos da história da filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.