É
como diz o ditado sobre um lugar terrível cheio de bem intencionados... No meio
acadêmico acontece mais o menos assim: o aluno conhece a matéria, mas se enrola
na hora de confeccionar um trabalho acadêmico. Isto é muito comum, afinal, são
diversas regras e formatações, que variam de acordo com o tipo de trabalho
pedido. É justamente por isso que “A redação de trabalhos acadêmicos – Teoria e
Prática”, organizado pelos professores Claudio Cezar Henriques e Darcília
Simões, chega agora à sua sexta edição, como um dos grandes sucessos da Editora
da Uerj.
Lançado originalmente em 2002, traz
ensaios, com uma linguagem simples e concisa, abordando a produção de
diferentes tipos de textos universitários (fichamento, resenha, resumo,
relatório e, principalmente, monografia). Explica como organizar um projeto de
pesquisa, oferece dicas de clareza textual e aponta erros comuns em monografias
para que os leitores tomem conhecimento deles e evitem cometê-los.
Um tema abordado em minúcias é a
monografia. É o trabalho que exige do
universitário uma demonstração de sua capacidade de articular as várias
disciplinas aprendidas, expondo com clareza e precisão suas ideias. Também é
aquele que mais perturba o aluno pela sua proposta: reunir diferentes
conceitos, adaptar a um formato exigido pela academia... e ainda por cima cumprir
um prazo. O livro da EdUERJ vai fazer parecer menos impossível.

Esse livro não se pretende um manual prático:
investe também nos aspectos teóricos e incentiva o aluno a uma reflexão sobre
as práticas acadêmicas listadas. Se você quer um exemplo, pode ir ao capítulo
3, “A ciência, a pesquisa, o método: implicações científicas”, de Darcília
Simões.
Ao
destrinchar as práticas acadêmicas, “A redação de trabalhos acadêmicos” acaba
por simplifica-las. Com um conteúdo produzido para graduandos e pós-graduandos,
oferece aos “alunos perdidos” uma chance de salvação.
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