sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sobre a Coleção Clássicos da Ciência

Texto  de Antonio Augusto Passos Videira sobre a coleção Clássicos da Ciência

O principal objetivo da Coleção Clássicos da Ciência consiste na publicação em português de obras científicas, as quais, devido ao impacto que produziram, foram – como ainda são - consideradas como responsáveis por transformações profundas em seus domínios, fazendo jus ao qualificativo de clássicos. Desse modo, esta Coleção procura contribuir para um maior e melhor conhecimento das origens e etapas de todas as disciplinas científicas, de modo a reforçar o seu ensino. Ainda que podendo ser caracterizada como uma série de história e filosofia da ciência, o público alvo da Coleção não se restringe aos profissionais dessas áreas. Sua meta é alcançar o público em geral.
A Coleção Clássicos da Ciência não privilegia nenhuma área da ciência. Todos os volumes são compostos de uma tradução e de uma introdução à vida e à obra do seu autor.

Iniciada e 2012, até o momento, foram publicados dois volumes na Coleção. O primeiro deles dedicado a Heinrich Hertz (1857-1894), físico alemão; o segundo ao físico e historiador francês Pierre Duhem (1861-1916). Nenhum desses livros conhecia uma versão em língua portuguesa. O próximo volume será dedicado a Ernst Mach (1838-1916), chegando às livrarias ao final deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.