terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Um olhar multidisciplinar sobre a obra de Machado de Assis

A Editora da UERJ lança na quinta-feira, dia 10 de dezembro, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel, “Múltiplo Machado – I Colóquio Casa Dirce”, livro organizado por João Cezar de Castro Rocha. Além da abordagem multidisciplinar que é conferida a Machado de Assis, outro motivo de interesse pela publicação está no time de renomados especialistas que assinam os textos.

Os capítulos analisam aspectos singulares do autor de Dom Casmurro, sob a égide de uma imprescindível contextualização de regras e história de gêneros literários diversos, como o romance, a poesia e a crônica. Com isso, propõe-se a compreender determinadas características machadianas dentro de um contexto mais amplo e, por definição, comparativo, instigando o debate.
Os ensaios tratam da relação de Machado de Assis com o romance (por Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos), a imprensa (por Renato Casimiro), a correspondência (por Sergio Paulo Rouanet), a crítica (por José Luís Jobim), a poesia (por Cláudio Murilo Leal), a crônica (por Marcus Vinicius Nogueira Soares) e o ideário da língua portuguesa (por Evanildo Bechara).

"Múltiplo Machado" é fruto do colóquio de mesmo nome realizado na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel entre os dias 27 e 30 de abril desse ano, por ocasião do centenário de nascimento da ilustre professora a quem a casa é dedicada. O evento esteve em sintonia com a forma como a professora Dirce Côrtes abordou o legado de Machado de Assis nos anos oitenta e noventa na Uerj: a partir de uma perspectiva multidisciplinar, promovendo a interação de vários saberes.
O lançamento de “Múltiplo Machado – I Colóquio Casa Dirce”   está marcado para quinta-feira, 10 de dezembro, às 18h30, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel (na Rua das Palmeiras, 82, em Botafogo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.