
A proposta da obra é descrever experiências de intervenção em saúde da
família a partir de projetos de conclusão do curso de
especialização de saúde da família da UNA-SUS/UERJ nos últimos anos. O livro
traz também a produção de docentes da faculdade de ciências medicas, enfermagem
e odontologia da Uerj, responsáveis pela coordenação das áreas temáticas.
Os capítulos apresentam vivências que abordam temas como a
formação do enfermeiro; o diálogo entre os saberes e práticas dentro da formação
em saúde da família; a evolução do ensino a distância em odontologia no Brasil;
o estresse ocupacional dos trabalhadores de enfermagem; a violência
intrafamiliar ao idosos e o papel da estratégia saúde de família; além de outros
temas não menos importantes.
Outro aspecto a se destacar é que a publicação remonta à experiência
de construção e implementação da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
(UNA-SUS/UERJ), projeto do Ministério da Saúde cuja finalidade é atender às
necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do sistema
único de saúde, por meio de desenvolvimento da modalidade de educação a
distância.
A participação da Uerj em projetos como Pró-Saúde e
Telessaúde, assim como sua expertise em educação a distância e em gestão em Saúde
da Família, foram fatores decisivos para que a instituição fosse convidada a ser
parceira do Sistema Único de Saúde. O desafio era enfrentar uma das maiores
dificuldades do SUS: formar e capacitar profissionais de saúde, conforme
descrito nas Diretrizes Curriculares
Nacionais (2002), com as competências necessárias para atuação na Atenção
Primária à Saúde. A implementação da UNA-SUS/UERJ
é tema do capítulo assinado por Paulo Roberto Volpato Dias e Márcia Maria
Pereira Rendeiro.
O livro da EdUERJ aponta nove propostas de intervenção no
território, de caminhos possíveis para a resolução de problemas em diversas
realidades locais e de sua aplicabilidade, que constituem fonte de consulta e
de novas possibilidades de atuação. Indicados para profissionais e estudantes
ligados à área de saúde, trata-se de uma obra que contribui para o debate e
para a circulação de ideias sobre a construção de novas agendas de educação
permanente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.