sexta-feira, 30 de maio de 2014

Sobre a Coleção Clássicos da Ciência

Texto  de Antonio Augusto Passos Videira sobre a coleção Clássicos da Ciência

O principal objetivo da Coleção Clássicos da Ciência consiste na publicação em português de obras científicas, as quais, devido ao impacto que produziram, foram – como ainda são - consideradas como responsáveis por transformações profundas em seus domínios, fazendo jus ao qualificativo de clássicos. Desse modo, esta Coleção procura contribuir para um maior e melhor conhecimento das origens e etapas de todas as disciplinas científicas, de modo a reforçar o seu ensino. Ainda que podendo ser caracterizada como uma série de história e filosofia da ciência, o público alvo da Coleção não se restringe aos profissionais dessas áreas. Sua meta é alcançar o público em geral.
A Coleção Clássicos da Ciência não privilegia nenhuma área da ciência. Todos os volumes são compostos de uma tradução e de uma introdução à vida e à obra do seu autor.

Iniciada e 2012, até o momento, foram publicados dois volumes na Coleção. O primeiro deles dedicado a Heinrich Hertz (1857-1894), físico alemão; o segundo ao físico e historiador francês Pierre Duhem (1861-1916). Nenhum desses livros conhecia uma versão em língua portuguesa. O próximo volume será dedicado a Ernst Mach (1838-1916), chegando às livrarias ao final deste ano.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Anibal Cristobo e "Ana Cristina Cesar por Marcos Siscar"


Depoimento do poeta Anibal Cristobo sobre a Coleção Ciranda da Poesia:



"Una de las cosas valiosas, que son muchas, que están 

sucediendo en el ámbito de la poesía en Brasil es la colección 

Ciranda da Poesia, coordinada por Italo Moriconi para la 

editorial de la Universidadad Estadual de Rio de Janeiro 

(Eduerj), donde poetas escriben sobre otros poetas y, después 

de ese ensayo, incluyen tambiém algunos poemas de poeta 

elegido a modo de antología personal. Pues bien: acabo de 

terminar de leer o que Marcos Siscar ha escrito sbre Ana 

Cristina César y solo puedo agradecer que exista gente tan 

inteligente como para ser capaz de producir las lecturas y 

análisis que Marcos ha realizado sobre un obra ya 

bastante comentada, y gente inteligente como la de Ciranda, 

entre la que se cuenta y el proprio Marcos, como para idear y activar un proyecto así de 

interessante.

Felicitaciones: ojalá en algún momento pueda traducir ese texto 


de Marcos Siscar, que es verdaderamente maravilloso".


sexta-feira, 23 de maio de 2014

EdUERJ lança Feminilidades






















Na quarta, dia 28 de maio às 19h, na Livraria do Museu da República, a EdUERJ lança "Feminilidades"

Sobre este livro:


Fruto de seminário realizado na UERJ, o livro propõe uma série de discussões heterogêneas e urgentes, analisando também o cenário político-social. Divide-se em cinco eixos: Direitos sexuais, saúde e relações étnico-raciais: perspectivas feministasFemininos trans: os corpos femininos que se constroemProstituição: os corpos como mercadoria ou a sexualidade como atividade econômica?Maternidades: femininos, direitos, desconstruções; eCorpos femininos no limiar de regulações jurídicas. Entre relatos de vida e reflexões acadêmicas, os capítulos instigam uma reflexão sobre questões inerentes ao universo da mulher.

Venha prestigiar!



quinta-feira, 15 de maio de 2014

Em debate: como publicar poesia?

Kriller71: Leminski
Parafraseando Euclides da Cunha e o que ele disse sobre o sertanejo, podemos nos referir àqueles que se aventuram pela seara da edição de poemas. O editor de poesias é antes de tudo um forte, seria uma possível conclusão de quem compareceu ao debate realizado durante o evento “20 anos da EdUERJ – Encontros com Aníbal Cristobo”.

Foi numa terça-feira 13 de maio, na Casa Dirce Cortes, em Botafogo, com o empecilho dos poucos ônibus na rua, devido à greve. Mas isto não significou que não houvesse um público fiel. Havia e, melhor, interessado nos caminhos/futuros da poesia contemporânea. E a mesa de debate? Vamos a ela.

Além do poeta/editor argentino Aníbal Cristobo, contou com Marília Garcia, que trabalhou na Editora 7Letras, os poetas Lucas Matos e Márcio Junqueira, do Blog Bliss não tem Biz, e o editor executivo da EdUERJ, professor  Italo Moriconi. Pelos depoimentos, ficou nítido que publicar poesia não é um convite à morosidade.

Marília Garcia, que trabalhou na Editora 7 Letras e integra a
equipe da Revista Modo de Usar e co, considera o tipo de atividade que “pede o jogo de fazer e desfazer para voltar ao ponto inicial onde existe o espanto”.  Para ela, no mercado das edições independente, “o desafio não é vender, mas editar sem as maneiras de antemão já prontas”. E cita como exemplo de uma ação transgressora, a coleção Moby Dick, artesanal, da Editora 7Letras, feitos com uma impressora doméstica e uma tiragem pequena.
Aníbal Cristobo trouxe sua experiência internacional. Ele enxerga no mercado editorial espanhol um clima conservador nem sempre propício para a arte. E cita concursos realizados pelo governo com temas tolos, como poesias sobre touros, o que despertou uma reação entre o riso e a estupefação. “O mercado editorial espanhol não está acompanhando o que está acontecendo”, declarou. Por conta da falta de visão das grandes editoras, Cristobo passou na frente e acabou conseguindo editar uma antologia de Paulo Leminski. “Achavam que era um autor que só interessaria ao Brasil”. Cristobo também criticou o fato de que não se publica nada sem fazer previamente um projeto para descobrir a viabilidade comercial da iniciativa. “Eu não quero pensar em termos de produto, mas como um agente cultural. A ideia não é esconder a fragilidade do projeto, mas apresenta-la, não como carência, mas como característica”. Sua ação de publicar e distribuir o material da Editora Kriller71  é “fazer um tipo de guerrilha e oferecer outra coisa”, diz referindo-se ao cardápio mais tradicional das grandes editoras. A Kriller71 já publicou na Espanha autores como Marcos Siscar, Arnaldo Antunes e outros.

O professor Italo Moriconi, em seu depoimento, valorizou a crítica literária. Para ele, a leitura que fez, na adolescência, de “Metalinguagem e outras metas”, de Haroldo de Campos, foi uma experiência fundamental para sua formação. Também falou da alegria de publicar, pela EdUERJ, a coleção Ciranda da Poesia. Moriconi acredita que o fato de ser editado por uma editora universitária confere uma força ainda maior ao título. Para ele, uma coleção que veio para ficar, em consonância com a tradição da própria Uerj de valorizar a poesia, o que sempre aconteceu por meio de ações do Departamento Cultural ou do Instituto de Letras.

Por fim, aventou com a possibilidade de disponibilizar alguns títulos da coleção, que já estão esgotados, em formato de e-book, o que significa novidades à vista.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O futebol sob o prisma da geografia histórica (RELEASE OFICIAL)

Um estudo do futebol sob o prisma da geografia histórica, englobando o período que vai desde o fim do século XIX até o ano em vigor, incluindo a realização da Copa do Mundo no Brasil. Esta é a proposta do professor e geógrafo Gilmar Mascarenhas em seu novo livro, “Entradas e Bandeiras: a conquista do Brasil pelo futebol” lançado pela EdUERJ.
                                                                                                                
A primeira parte do livro enfoca a importância da Inglaterra na difusão do futebol. Mascarenhas observa como os emigrantes ingleses, ao praticarem o esporte em terras estrangeiras, acabaram por divulgá-lo em escala mundial. Em seguida, aprofunda-se no caso Brasil, explicitando a forma negativa como o futebol foi inicialmente recebido por alguns setores do país, e como se deu a superação dessas resistências.

Assim, o autor oferece um panorama do desenvolvimento do esporte no país: da prática do esporte pelas elites, que o absorveram primeiro, até a gradual aceitação pelas classes populares. Ele trata da construção dos grandes estádios, como o Maracanã, e da realização da Copa de 50, indo além do enfoque Rio-São Paulo. A popularização do futebol é defendida com a perspectiva de que foi um elemento primordial na política de integração nacional.

Com um olhar no presente, Marcarenhas debate sobre o novo desafio que o país enfrentará agora: ser anfitrião de mais uma Copa do Mundo. Junto a isso, os fatores que a acompanham como o investimento em estádios e cidades-sede, o encarecimento do preço dos ingressos, a imposição de normas pela FIFA, as manifestações durante os jogos, entre outros.

Por fim, “Entradas e Bandeiras a conquista do Brasil pelo futebol” apresenta a expansão do esporte por todo o território e como ele se tornou mais do que um esporte para a nação, debatendo questões importantes como a metropolização do futebol, a concentração do capital em determinadas regiões e os caminhos sugeridos pela globalização.

(Release: Thais de Souza Araújo)

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sobre os 20 Anos de EdUERJ – ENCONTROS COM ANÍBAL CRISTOBO -

 Segue este texto de autoria de Lucas Matos, do Blog Bliss não tem Bis, 

O evento marca a celebração dos 20 anos de existência da Editora Universitária da UERJ, e é fruto de uma ação coletiva que integra a própria Editora, a Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel e o coletivo de artistas e editores de poesia Bliss Não Tem Bis (Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira e Thiago Gallego). A editora tem se destacado, entre outros motivos, por sua atuação voltada para a crítica e antologia de poesia, através da reconhecida coleção Ciranda da poesia. O objetivo é comemorar a data através do aprofundamento de reflexões que possibilitem o diálogo acerca do contexto cultural da cidade.

Como um dos convidados para destacar a partilha plural do momento, foi escolhido o poeta e editor da Kriller71 Ediciones, Aníbal Cristobo, argentino que atualmente reside em Barcelona e que mantém uma atuação constante nos debates e na tradução da poesia brasileira contemporânea para o castelhano. Trata-se da promoção de um reencontro de Aníbal com a cidade, onde morou de meados da décad
a de 90 até o início dos anos 2000, e viveu desde apresentações performáticas, como a dos Monges Acrobatas, junto com Carlito Azevedo, Felipe Nepomuceno e Leonardo Martinelli, até o lançamento de suas primeiras publicações.

Com editores e poetas de igual destaque na atuação na cena carioca, como Ítalo Moriconi e Marília Garica, e o coletivo Bliss Não Tem Bis (Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira e Thiago Gallego) serão promovidos encontros marcados pelo questionamento da edição de poesia na contemporaneidade, e pela leitura de poesia e performance poética. Serão realizadas duas noites de eventos, na semana de Maio de 12 a 16, na Casa de Leitura Dirce Côrtes Riedel.

Na terça-feira, dia 13/05/2014, a partir das 19h30m, Aníbal Cristobo (Kriller71 ediciones) se reúne à Marília Garcia (Modo de Usar e Co.) e Ítalo Moriconi (Ciranda da Poesia/EdUERJ) para debater Edição de poesia hoje: modos de fazer e de desfazer. A mediação fica a cargo de Lucas Matos e Marcio Junqueira (ambos da revista-disco de poesia e do blog Bliss Não Tem Bis).

Na quinta-feira, dia 15/05/2014, no mesmo horário das 19h30m, ocorre uma noite de Leituras de Poesia/Performances poéticas com apresentações de Aníbal Cristobo, Clarissa Freitas, Lucas Matos, Marcio Junqueira, Marília Garcia & Thiago Gallego. Nesse dia, estará disponível para compra o novo livro de Aníbal Cristobo, editado pela 7letras, Minha vida como bactéria, publicação bilíngue, com tradução para o português por Marília Garcia e Luciana di Leone.


A celebração dos 20 anos da EdUERJ evidencia a consciência histórica e política da atuação de uma editora universitária voltada para o aprofundamento de reflexões que permitam uma intervenção ampla no contexto cultural da cidade

terça-feira, 6 de maio de 2014

Poeta Aníbal Cristobo em evento comemorativo de 20 anos da EdUERJ

A Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ) e a Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel promovem, nos dias 13 e 15 de maio, o evento "20 anos de EdUERJ: Encontros com Aníbal Cristobo".
Será a oportunidade de o público do Rio conhecer pessoalmente o poeta nascido em Buenos Aires e autor de livros como Teste da Iguana (Editora 7Letras) e Krill (Editora Tsé Tsé), muitos deles em edições bílingues, oferecendo um desdobramento do verso em castelhano e português.
A programação do evento inclui debates e performances poéticas, a ser realizados na Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel, em Botafogo.
A primeira atividade será no dia 13, terça-feira, às 19h30. É o debate Edição de Poesia Hoje: modos de fazer e desfazer, com o Editor Executivo da EdUerj, professor Italo Moriconi e os poetas Marília Garcia, Lucas Matos e Márcio Junqueira, redatores do blog Bliss não tem Bis. A conversa, que também contará com Cristobo na mesa-redonda, enfocará as tendências poéticas atuais, como a de criar obras novas a partir de colagens ou de reorganização de materiais já existentes.

Na quinta-feira, 15 de maio, às 19h30, Cristobo terá a companhia dos poetas Clarissa Freitas, Thiago Gallego, Lucas Matos e Marcio Junqueira. Será uma noite dedicada à leitura de poesia e performances poéticas.

Para quem quiser conhecer melhor este poeta argentino, atual morador de Barcelona, uma dica é conferir o volume da Ciranda da Poesia lançado pela EdUERJ em 2013 , "Aníbal Cristobo por Manoel Ricardo de Lima".




A outra dica é conferir "20 anos de EdUERJ: Encontros com Aníbal Cristobo". A entrada é franca.



A Casa de Leitura Dirce Cortes Riedel fica na Rua das Palmeiras 82, em Botafogo.





Blog Bliss não tem Bis: http://blissnaotembis.blogspot.com.br